GuidePedia

0


Um grupo de pesquisadores brasileiros criou o primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo, o Nexcor. O aparelho detecta problemas no coração do paciente e transmite automaticamente os dados para uma central de atendimento ou hospital por meio da rede de celular.


O objetivo do aparelho é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes por não apresentarem sintomas. “O Brasil possui cerca de 1.200.000 pessoas com problemas cardíacos e a identificação precoce destas doenças poderá evitar milhares de mortes todos os anos”, afirma Antônio André, presidente da Corcam, desenvolvedora da tecnologia.

As doenças cardíacas representam a causa de 1/3 de todas as mortes no mundo. A quantidade de mortes no Brasil por cardiopatias, as doenças do coração, ultrapassa 300.000 por ano. “Se o infarto for detectado no momento em que acontece e se o paciente for atendido rapidamente, pode ter sua vida salva”, diz André.

“A probabilidade de ocorrências de cardiopatias cresce devido à má qualidade da alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse e o fumo. O Nexcor ajuda na identificação precoce, pode salvar vidas e economizar milhões de reais em despesas médicas e hospitalares”, afirma André.

O desenvolvimento levou cinco anos e envolveu 40 profissionais, entre médicos engenheiros e pesquisadores. “O Nexcor é um aparelho único em seu gênero com funcionalidades integradas e o primeiro totalmente autônomo, ou seja, que não depende de nenhuma ação do usuário”, diz André.

Heber Carvalho, gerente de operações do FIT (Flextronics Instituto de Tecnologia), afirma que com o Nexcor, as pessoas que já sofrem de problemas no coração poderão ser atendidas rapidamente caso aconteça algum problema. “Em caso de arritmia, isquemia, infarto ou sinal de qualquer alteração nos batimentos cardíacos, o equipamento será capaz de emitir um alerta a uma central de monitoramento, que automaticamente avisará ao médico, hospital, empresa de resgate ou uma pessoa da própria família, para que o socorro chegue a tempo”, diz.

O aparelho tem o tamanho de um celular e pode ser usado até mesmo no bolso do usuário. O monitoramento deve ser contínuo, ou seja, o paciente deve usar o aparelho 24 horas por dia. Isso porque o Nexcor acompanha os batimentos do coração em tempo real.

Há também um Botão de Auxílio. Ao apertá-lo por três segundos, o usuário pode se comunicar por viva voz com a Central de Monitoramento caso queria alguma ajuda. Além disso, por estar equipado com um GPS, o aparelho também envia a localização do paciente.

O monitor foi aprovado em testes clínicos com 152 pacientes do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). Durante os experimentos, o Nexcor conseguiu identificar precocemente eventos cardiovasculares. “Era o que faltava para colocarmos o aparelho à disposição das pessoas”, diz André.

O Nexcor será alugado sob prescrição médica e poderá ser encontrado em hospitais, clínicas especializadas e laboratórios ainda neste semestre. O valor da locação será de aproximadamente 600 reais por semana.

Postar um comentário Blogger

 
Subir