GuidePedia

0

A Nasa, agência espacial americana, planeja enviar uma impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2014. O objetivo é testar a impressão de objetos em três dimensões em ambientes com gravidade zero.



A iniciativa é fruto de uma parceria do Centro de Voos Espaciais Marshall, da Nasa, com a empresa Made in Space. O equipamento deverá decolar rumo ao espaço em agosto de 2014 em uma missão privada de envio de carga para a ISS pela empresa SpaceX.

A impressora fabricará as primeiras peças 3D fora da Terra. Isso daria início à capacidade de produzir itens capazes de levar a humanidade para além do Sistema Solar, por exemplo.

O equipamento vai imprimir camada por camada os objetos a partir de polímeros e outros materiais. Os projetos dos objetos serão carregados em um computador a caminho do ISS e também poderão ser enviados a partir da Terra.

Segundo a equipe envolvida no projeto, a impressão 3D pode ajudar a tornar a vida no espaço mais fácil e mais barata, uma vez que peças individuais a bordo da ISS também poderiam ser impressas em três dimensões.

Niki Werkheiser, gerente de projetos da Nasa, disse em um comunicado que uma impressora 3D permitirá viver e trabalhar no espaço com a mesma eficiência e produtividade da Terra, com o objetivo final de eliminar a dependência de materiais e peças na microgravidade.

Este não é o único projeto que envolve impressão 3D. A Nasa investiu 125 mil dólares em um projeto para a criação de um protótipo de uma impressora 3D de comida. Se der certo, a máquina poderá criar alimentos para astronautas em longas viagens espaciais.

Postar um comentário Blogger

 
Subir