GuidePedia

2


A animação desta Aurora Austral, a aurora do Pólo Sul, foi criada pela Nasa depois de uma explosão solar recorde que enviou partículas energizadas para a Terra.
A partir da terra a visão das auroras é bem diferente, mas não menos impressionante. 
aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solare a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e ao seu filho, Bóreas, representante dos ventos nortes). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar aoSul.
O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outrosplanetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Postar um comentário Blogger

  1. Acho tão linda a aurora boreal.. queria ver de perto, mas aqui no Brasil é impossível rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs é impossível mesmo, só se o eixo da terra pendesse e o brasil virar o polo sul

      Excluir

 
Subir