GuidePedia

2
O que cai mais rápido um pedaço de papel ou uma moeda?
Se você deixar cair um pedaço de papel e uma moeda, a moeda cai muito antes.No entanto, se a chapa é enrugada e torna-se um pequeno saco de feijão com ele através da repetição da experiência será visto que quase atingem o solo em simultâneo.
Se não houvesse ar na Terra todos os objetos, independentemente da sua forma e peso, caem com a mesma velocidade. A presença do ar influencia a velocidade da queda de objetos retardando alguns mais que outros, dependendo da sua forma. Ao fazer uma bola com o papel obtido minimizar a influência do ar.
Galileu descobriu esse fato e lenda  para provar que caiu do alto da torre de Pisa duas bolas. Ambas as bolas foram peso muito diferente e ainda atingiu o solo simultaneamente. Idéias aristotélicas vigentes à época de Galileu exigiu que os objetos pesados ​​devem cair mais rápido do que os mais leves.
Dave Scott, um dos astronautas da Apollo 15 na Lua realizou um experimento que consiste largar da mesma altura um martelo e uma pena. Como esperado (Na Lua não há atmosfera), ambos atingiram o solo ao mesmo tempo
Ambas as imagens são dos arquivos da NASA

Postar um comentário Blogger

  1. Muito interessante, eu já sabia que a moeda cairia mais rápido, diria que era por causa do peso, mas agora sei que o que realmente influência é a atmosfera. Muito legal saber disso!

    ResponderExcluir
  2. pois a natureza e a ciência sempre nos surpreendendo não é?

    ResponderExcluir

 
Subir