GuidePedia

0
Você já se imaginou dividindo um copo ate chegar nas suas menores parte? E uma substancia como a água, o álcool...?  Você acha que as pequenas partes obtidas poderiam ser vistas?
Observe a ilustração a baixo:










 Um copo de água pode ser dividido em muitas gotas de água.
Uma gota de água, por sua vez, pode ser dividida em muitas moléculas de água.
A molécula é a menos parte de água. Todas as características desta substancias estão presentes nesta minuscula partícula. Por exemplo: a água tem algumas características que são bem conhecidas por você: quando pura, ela é insipida (sem sabor), inodora(sem odor) e incolor (sem cor); ferve a uma temperatura de 0ºC.
 Todas estas características estão presentes também, na menor parte desta substancia: a molécula.
uma molécula de água, porém, pode ainda ser dividida nas três partículas que a formam: dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. estas partículas, entretanto, já não conservam as características da água, pois o hidrogênio tem suas próprias características, e o oxigênio também.
Se analisamos outro exemplo, veremos que o mesmo acontece.

As moléculas de gás carbônico( o gás eliminado em nossa respiração) apresentam as mesmas características da substancias que elas formam: a substancia de gás carbônico.



A molécula desta substancia, entretanto é formada por por dois tipos de átomos: o átomo de carbono e o átomo de oxigênio. Neste caso, estes átomos já não conservam as características da substancia gás carbônico . Quando estão separados, cada átomo term suas próprias características.
A esta altura você já pode concluir que:

A maioria das substancias é formada por moléculas. entre elas, também podemos citar o açúcar, o álcool, o clorofórmio.

Postar um comentário Blogger

 
Subir