GuidePedia

0
Esta é uma pergunta realmente instigante, mas a resposta é, na verdade, bastante simples. As veias humanas são esbranquiçadas, mas nós as enxergamos azuladas em razão de um efeito óptico, resultado da mistura da cor do sangue com a cor da pele.
Quando a luz atravessa nossa pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por causa disso, nossos olhos as veem azuis. Segundo uma crença bem antiga, costumava-se dizer que a nobreza tem sangue azul, e isso faz sentido, pois de uma raça de pele sempre muito branca, e mantinham esse fenótipo (característica externa) por se casarem entre primos e parentes próximos, a fim de manter a “pureza” da raça. As veias eram bem destacadas diante da pele tão clara, e então as veias pareciam mais azuis do que qualquer outra pessoa.
Quando o sangue passa pelas veias, ele está repleto de CO2, o chamado dióxido de carbono. Isso dá ao sangue uma tonalidade de vermelho escuro e vivo.

A mistura do sangue venoso com a camada de gordura que está sobre a pele confere às veias um tom azul. Assim, a resposta para tal pergunta é que: as veias não são realmente azuis, elas apenas apresentam essa cor a olho nu por causa da combinação de tons do sangue e da pele.

Postar um comentário Blogger

 
Subir