GuidePedia

0
Computadores super rápidos e capacidade descomunais ou materiais com
"superpoderes" são algumas das tecnologias inventadas a partir das descobertas mais importantes da física contemporânea.

a base para essa pesquisa é da Physics World. onde um grupo de especialista clacificaram as 5º maiores descobertas 

Teletransporte quântico (1992): A capacidade de transferir propriedades chave de uma partícula para outra - isto é, estados quânticos, sem utilizar um vínculo físico – é a base do desenvolvimento da computação quântica. Embora se encontrem em fase experimental, terão um papel protagonista no futuro, segundo especialistas.

ondensado de Bose-Einstein (1995): O quinto estado de agregação da matéria (os três mais conhecidos são o sólido, o líquido e o gasoso, sendo o plasma o quarto) se produz a temperaturas que se aproximam do zero absoluto. Os átomos se fundem a baixa energia e começam a comportar-se como ondas – e não como partículas. A descoberta pode gerar várias aplicações: instrumentos de medição e relógios atômicos mais exatos, e a capacidade de armazenar informação nos futuros computadores quânticos. Sua criação em laboratório reforçou as teorias quânticas fundamentais desenvolvidas pelo Prêmio Nobel de Física Enrico Fermi sobre o comportamento e a interação dos elétrons.
A aceleração da expensão do universo (1997): As evidência de uma misteriosa força antigravitacional, a energia escura, que causa a expansão do universo em um ritmo cada vez mais velóz confirmaram uma ideia originalmente proposta e depois descartada por Albert Einstein. Essa descoberta sacudiu as bases da cosmologia observacional e supôs um grande avanço na compreensão da evolução e do destino final do cosmo,a o constatar que está dominado por energia e não por matéria – e que além disso essa energia é escura.

A prova de que os neutrinos têm massa (1998): A evidência da massa mínima dos neutrinos é um passo chave para entender melhor umas das partículas subatômicas mais enigmáticas do modelo padrão – a teoria que descreve as interações e as partículas elementares de toda a matéria – e sua relação com a cosmologia e a astrofísica. Milhões de minúsculos neutrinos nos atravessam a cada segundo, sem tocar nada ou deixar rastros. Mas são essenciais em todos os átomos que existem e têm a chave para o que faz funcionar o Sol.

O bóson de Higgs (2012): Essa partícula elementar foi proposta na teoría em 1964 por Peter Higgs para explicar a razão da existência de massa nas partículas elementares. Seus rastros físicos foram descobertos por cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).

Postar um comentário Blogger

 
Subir